sábado, 29 de setembro de 2012

Cecília Meireles



"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre."


"Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira."

"Tenho fases, como a Lua; fases de ser sozinha, fases de ser só sua."

"Quando penso em você, fecho os olhos de saudade."

"De longe te hei de amar- da tranquila distância em que o amor é saudade e o desejo, constância."

"Basta-me um pequeno gesto, feito de longe e de leve,
para que venhas comigo e eu para sempre te leve..."

"Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."

"E minha alma, sem luz nem tenda, passa errante, na noite má,
à procura de quem me entenda e de quem me consolará..."

"Quanto mais me despedaço, mais fico inteira e serena."

"No mistério do sem-fim equilibra-se um planeta. E no planeta um jardim e no jardim um canteiro no canteiro uma violeta e sobre ela o dia inteiro entre o planeta e o sem-fim a asa de uma borboleta."

"Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade."

"Adestrei-me com o vento e minha festa é a tempestade."

"Eu deixo aroma até nos meus espinhos, ao longe, o vento vai falando de mim."

"Nunca ninguém viu ninguém que o amor pusesse tão triste.
Essa tristeza não viste, e eu sei que ela se vê bem..."

"Tentei, porém nada fiz...
Muito, da vida, eu já quis.
Já quis... mas não quero mais..."

"Viajo sozinha com o meu coração
Não ando perdida, mas desencontrada
Levo o meu rumo na minha mão."


"Se em um instante se nasce e um instante se morre,um instante é o bastante pra vida inteira."

"Ainda que sendo tarde e em vão, perguntarei por que motivo ...tudo quando eu quis de mais vivo ...tinha por cima escrito: "Não"."

"Não sejas o de hoje. Não suspires por ontens. Não queiras ser o amanhã. Faz-te sem limites no tempo".

"A maior pena que eu tenho, punhal de prata, não é de me ver morrendo, mas de saber quem me mata."

"A minha infância de menina sozinha de-me duas coisas que parecem negativas, e, foram sempre positivas para mim:silêncio e solidão".

"E é nisto que se resume o sofrimento:
cai a flor e deixa o perfume...no vento!"

"Faze-te sem limites no tempo."

"Também é ser, deixar de ser assim."

"... e por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim."

"Nunca tive os olhos tão claros e o sorriso em tanta loucura. Sinto-me toda igual às árvores: solitária, perfeita e pura."

"Tenho fases como a Lua.

"Fases de andar escondida. 
Fases de andar na rua.
Fases de ser sozinha.
Fases de ser só sua."

"Os que sabem o que querem e querem o que têm!

"Sonhar um sonho a dois e nunca desistir da busca de ser feliz, é para poucos!"

"Para me refazer volto ao meu estado de fresca realidade, mal existo e se existo é com delicado cuidado."

"Eu canto, porque o instante existe e a minha vida está completa.

"Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta."

"Se você errou, peça desculpas..."

"É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?"

"Penso que sendo o céu redondo, um dia nos encontraremos..."

"Em que espelho ficou perdida a minha face?"

"Mas a vida...a vida...a vida...a vida só é possível reinventada."

"Desfaze-te da vaidade triste de falar.
Pensa,completamente silencioso,
Até a glória de ficar silencioso,
Sem pensar."

"Eu não tinha este rosto de hoje assim calmo,assim triste magro nem esses olhos tao vazios."

"Minhas mãos ainda estão molhadas do azul das ondas entreabertas e a cor que escorre dos meus dedos, colore as areias desertas..."

"Provação. Agora eu entendo o que é provação. Provação: significa que a vida está me provando. Mas provação: significa também que estou provando. E provar pode se transformar numa sede cada vez mais insaciável."

"Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem e que amanhã recomeçarei a aprender"

"Há um arco-íris ligando o que sonha e o que entende e por essa frágil ponte circula um mundo maravilhoso e terrível, que os não iniciados apenas de longe percebem, mas de cuja grandeza se vêem separados por muralhas estranhas, que tanto afastam como atraem."

"Permite que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo."

"Não queiras ter pátria, não dividas a terra,não arranques pedaços ao mar. Nasce bem alto, que todas as coisas serão tuas..."

"Tudo em ti era uma ausência que se demorava:
Uma despedida pronta a cumprir-se."

"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la."

"Ah! se nem eu sei quem sou, como posso esperar que venha alguém a gostar de mim?"

"O vento é sempre o mesmo, mas sua resposta é diferente em cada folha. Somente a árvore seca fica imóvel entre borboletas e pássaros."

" Em mim, não vejo começo nem fim. "

"O vento do meu espírito soprou sobre a vida.
E tudo o que era efêmero se desfez.
e só ficastes tu que és eterno."

"Não vou deixar a porta entre aberta.
Vou escancara-la ou fecha-la de vez.
Porque pelos vãos, brechas e fendas...
passam semi ventos, meias verdades 
e muita insensatez".

"Há uma doce luz no silencio,e a dor é de origem divina.
Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário