Traçar o papel das ilusões na génese das opiniões e das crenças seria refazer a história da humanidade.
Da infância à morte, a ilusão envolve-nos.
Só vivemos por ela e só ela desejamos.
Ilusões do amor, do ódio, da ambição, da glória, todas essas várias formas de uma felicidade incessantemente esperada, mantêm a nossa actividade.
Elas iludem-nos sobre os nossos sentimentos e sobre os sentimentos alheios, velando-nos a dureza do destino.
As ilusões intelectuais são relativamente raras;
as ilusões afectivas são quotidianas.
Crescem sempre porque persistimos em querer interpretar racionalmente sentimentos muitas vezes ainda envoltos nas trevas do inconsciente.
A ilusão afectiva persuade, por vezes, que entes e coisas nos aprazem, quando, na realidade, nos são indiferentes. Faz também acreditar na perpetuidade de sentimentos que a evolução da nossa personalidade condena a desaparecer com a maior brevidade.
Todas essas ilusões fazem viver e aformoseiam a estrada que conduz ao eterno abismo.
Não lamentemos que tão raramente sejam submetidas à análise.
A razão só consegue dissolvê-las paralisando, ao mesmo tempo, importantes móbeis de acção.
Para agir, cumpre não saber demasiado.
A vida é repleta de ilusões necessárias.
Os motivos para não querer multiplicam-se com as discussões das coisas do querer.
Flutua-se então na incoerência e na hesitação.
"Tudo ver e tudo compreender", escrevia Mme. de Stael,
"é uma grande razão de incerteza".
Uma inteligência que possui o poder atribuído aos deuses de abranger, num golpe de vista, o presente e o futuro, a nada mais se interessaria e os seus móbeis de acção ficariam paralisados para sempre.
Assim considerada, a ilusão aparece como o verdadeiro sustentáculo da existência dos indivíduos e dos povos, o único com que se possa sempre contar.
Os livros de filosofia esquecem-no por vezes.
Gustave Le Bon, in 'As Opiniões e as Crenças'
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